» Usando o NERO para gravar CD´s a partir de MP3

O Nero é sem dúvida um dos melhores programas para gravar CD´s da internet. Para consegui-lo, veja a tabela abaixo. Além do Nero, é necessário também um gravador de CD´s e arquivos mp3 para que possamos grava-los em um CD de áudio normal.

Nome: Nero Burning Rom
Site: http://www.nero.com/
Tipo: Shareware. http://astalavista.box.sk/

:: Instruções...

Aqui temos um ponto importante para destacar: o Nero Burning Rom é um programa de gravação de CDs que permite a decodificação direta de um arquivo MP3 em wave, para grava-lo em formato CDA (CD de audio normal), porém os arquivos MP3 deve ter algumas características imprescindíveis para que o Nero possa reconhece-los: a frequencia do arquivo MP3 deve ser obrigatoriamente de 44.1kHz (nem mais, nem menos). Quanto maior a bitrate, melhor... maior qualidade final do arquivo. Tendo estes pré-requisitos, vamos a luta... ;-)

Ao iniciarmos o Nero, a primeira tela que se abre é a "New Compilation". Nesta tela podemos selecionar diversos formatos de CDs a gravar. Em nosso caso, que estamos interessados em obtermos CDs de audio, selecionas "Audio-CD", como mostrado na tela ao lado.

Na orelha "info" (a primeira da parte central da tela) vemos que tudo está zerado. Isso porque não está definido o conteúdo de nossa compilação (ainda não indicamos que música gostaríamos de gravar).

A orelha Audio-CD, no centro, serve para habilitar a opção CD-Text. O CD-Text é um conjunto de informações que se grava no CD de dorma especial, que contém o título do CD, o artista, o copyright, o produtor, etc... Esta informação pode ser lida por alguns cd-players de última geração. Salientamos que nem todas as gravadoras do mercado suportam a gravação deste tipo de CD. Para saber se sua gravadora tem tal função, consulte o manual ou o fabricante.

A orelha "CDA Options" serve para o caso de querer se compilar um CD de Audio onde os arquivos fonte são originados de diversos CD´s (uma coletânea, por exemplo) e se deseja se gravar no modo TAO (Track-at-Once). Vamos deixar por enquanto esta parte de lado para evitar complicações.

Na última orelha ("Burn"), estão definidos as opções de gravação. No primeiro quadro, marque apenas a opção "Write", porém, se você sabe o que está fazendo, sinta-se a vontade para alterar tais configurações. Se você não está seguro de que se computador e gravador irão suportar ler o mp3, decofica-lo e passa-lo a gravadora antes de esvaziar o buffer, marque a opção "Simulation". Neste caso, o processo de gravação irá durar o dobro do tempo.

Em "Write Speed" o bicho pega... ;-). Algumas pessoas dizem que nunca se deveria passar de 2x para gravar os CD´s de audio para garantir que ele toque em qualquer cd-player, outros (como eu) nunca perderam um CD gravado em 8x. Esta é uma decisão pessoal, porém... vá de 8x ou mais que você provavelmente não terã problemas (eu disse PROVAVELMENTE). :-)

Em "Write Method", sempre selecione "Disk-at-Once". As outras opções deixe como estavam.

:: Iniciando a compilação...

Clique agora no botão NEW para passarmos a seleção do repertório do CD.

Na janela A temos uma árvore com as unidades do nosso micro. Funciona exatamente como o Windows Explorer... primeiro procuramos a unidade e depois a pasta onde se encontram os arquivos que desejamos. (clicando-se o + ao lado das unidades).

Na janela B estarão listados os MP3 disponíveis na pasta selecionada em A. Selecione as músicas que você quer gravar (para selecionar mais de uma, mantenha o botão CTRL apertado e vá clicando...) e então arrastamos os arquivos selecionados a janela C (para arrastar, clique nos arquivos selecionados, deixa o botão do mouse pressionado e mova os arquivos para a janela C).

Neste momento irá surgir uma janela mostrando o Nero descomprimindo os arquivos MP3 e também, verificando se eles são válidos. Se algum dos arquivos MP3 tiver numa frequencia diferente da que mencionamos no início, o Nero irá acusar neste momento.

Uma vez terminado o processo, na janela C estarão as músicas que selecionamos e serão gravadas no CD. Ainda, são mostrados o tempo de cada uma e o espaço entre elas. Para diminuir este espaço entre as músicas, selecione TODAS as faixas da janela C e clique com o botão direito do mouse, selecionando a opção Propriedades. Se abrirá uma janela onde podemos passar de 2 segundos (padrão) para 0.

ATENÇÃO!!! Sabemos que um dos grandes problemas durante a gravação de CD´s é que muitas da músicas .mp3 pegas na web vem de diferentes fontes e geralmente, não tem o mesmo volume. Para resolver este problema, usamos a função "normalizar" presente em diversos softwares, como Audiograbber, Sound Forge, Cool Edit e o próprio Nero! De um modo breve, para fazer isto com o Nero de forma automática, faça como no parágrafo anterior: selecione TODAS as faixas da janela C e clique com o botão direito do mouse, selecionando a opção Propriedades. Vá até a orelha Filters e marque a opção "Normalize". Este tópico merece um capítulo a parte... ;-)

Também vemos, na parte D da tela uma barra azul que aumenta de acordo com o número de músicas que selecionamos. Esta barra nos indica o tempo total do CD, assim como o espaço livre que ainda temos para adicionar mais músicas. Se você "passou do limite", volte a janela C e delete alguma música. Para alterar a ordem das músicas no CD, arraste as músicas na janela C para cima e para baixo.

Finalmente chegou a hora de iniciarmos a gravação, clicando-se no ícone BURN (como ao lado). Surge a janela "Burn"... coloque um CD na gravadora e espere. Boa sorte! ;-)


Imprima esta página.